sábado, 2 de janeiro de 2010

Sinal da Placa

Jo.19:19-22 - E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse: Sou Rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.

Introdução.

Alguma vez você foi multado por entrar na contra mão? Ou estacionar em lugar proibido? Ou entrar em algum lugar que tinha um aviso: “Cuidado cão bravo” e você foi mordido?
Se isso aconteceu, você ignorou a placa.
Ou talvez você tenha levado um choque por não utilizar as ferramentas próprias ao consertar aquela tomada com defeito.
Se isso aconteceu você ignorou os sinais.
Ás vezes todos nós ignoramos os sinais. Deus sabe que às vezes nós ignoramos os sinais. Talvez seja por isso que nós recebamos tantos. Aqui vai alguns: O arco-íris depois do dilúvio significa a aliança de Deus com os homens. A estrela sobre Belém da Judéia anunciou o nascimento do filho de Deus, e todas as estrelas no céu retratam o tamanho da família de Deus. A Santa Ceia é um sinal da sua morte, que também anuncia o seu breve regresso. O Batismo é um sinal do nosso nascimento espiritual. Cada um desses sinais simboliza uma verdade espiritual maior.
Mas existe um sinal que tem um peso representativo muito grande, que talvez nenhum de vocês ainda tenha refletido. Um sinal muito revelador. O SINAL DA PLACA PREGADA NA CRUZ. Algumas poucas e irônicas palavras escritas à mão num pedaço de madeira. Tão comum. Tão simples. Tão fácil de ser ignorado. Assim como algumas pessoas.
A placa da cruz parece simples o suficiente para ser compreendida, também – num primeiro olhar. Você conhece a história.:

Jo.19:19-22 - E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse: Sou Rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.

Sim, algo muito simples. Uma placa pintada à mão, por ordem dos romanos, em três idiomas. É só isso o que ela era. Seria só isso? Não. Seria só isso, se não houvesse os porquês da vida e da morte.
Por que uma placa é colocada acima da cabeça de Jesus?
Por que aquelas palavras incomodavam tanto os judeus?
Por que Pilatos, quando questionado pelos judeus, se recusou a altera-la?
Por que as palavras foram escritas em três idiomas?
Por que essa placa é mencionada em todos os quatros evangelhos?
Por que? Por que?...
Seria porque aquele pedaço de madeira é um quadro da devoção de Deus?
Seria um símbolo da sua paixão em falar ao mundo sobre seu filho?
Seria algo que nos lembrassem que Deus fará o que for necessário para compartilhar com você e comigo a mensagem ali contida?
É possível que aquela placa revele duas verdades sobre o desejo de Deus de alcançar o mundo.

Vamos à primeira verdade:

1 - NÃO EXISTE NINGUEM QUE DEUS NÃO POSSA USAR.

Lendo Lucas 23:42 - percebemos que aquela placa produziu fruto imediatamente. Lembras da palavra do criminoso crucificado ao lado de Jesus cheio de dores antes de morrer? – Lc. 23:42 - E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino.
Que coisa interessante! A escolha das palavras usadas por ele. Ele não disse “salva-me Senhor”. Ele não implorou “tenha misericórdia de minha alma Senhor”. Muito interessante! Ele falou como um servo que se dirige a um rei. Será por que?


Por que aquele ladrão cita o reino de Deus?
Qual era o conhecimento dele sobre isso?
Será que ele ouviu Jesus falar sobre isso em algum lugar?
Ou algum dos discípulos lhe evangelizou?
Ou talvez, foi porque simplesmente ele leu a placa?. O ladrão sabia que estava em uma grande enrascada. Ele vira a sua cabeça na direção de Jesus, lê a proclamação real e pede ajuda real. Talvez tenha sido simples assim, não sabemos. Se foi realmente assim, a placa foi o primeiro instrumento usado para proclamar a mensagem da cruz! E por causa da placa, uma alma foi salva. Tudo porque alguém pregou a placa na cruz.
Eu não sei se os anjos fazem entrevista para alguém entrar no céu. Mas se fizer. Imaginemos a seguinte cena:

O ladrão da cruz chegando aos portões de marfim, adornados de diamante do Centro de Processamento de Dados do Céu. Veja como ficou:

Anjo: Sente-se. Agora, diga-me, Sr... Sr... ..Ladrão, como você foi salvo?

Ladrão:Eu apenas pedi que Jesus se lembrassem de mim em seu reino. É claro que eu não esperava que fosse acontecer tão rápido assim, mas aqui estou.

Anjo: Entendo. E como você descobriu que Ele era um Rei?

Ladrão:Havia uma placa acima da sua cabeça que dizia: “Jesus de Nazaré, Rei dos judeus”. Eu acreditei naquela placa e – aqui estou!

Anjo:(Tomando nota num caderno) Acreditou... numa... placa?.

Ladrão: Isso mesmo. A placa foi colocada lá por um cara chamado João.

Anjo: Acho que não.

Ladrão:Hmmm. Talvez tenha sido aquele outro discípulo, chamado Pedro.

Anjo: Também não. Não foi Pedro.

Ladrão: Então que Apóstolo foi?.

Anjo: Bem, se realmente você quer saber, não foi nenhum Apóstolo, essa placa foi colocada ali por ordem de Pôncio Pilatos.

Ladrão: Não Brinca! Pilatos, hein?

Anjo: Não se surpreenda. Deus usou uma sarça para chamar a atenção de Moisés.
Deus usou uma Jumenta para convencer um profeta do seu erro.
Deus usou um grande peixe para chamar a atenção de um outro profeta.
Deus Usou uma prostituta para salvar os espias em Jericó.

Ouça bem, continuo o anjo. Não existe nada nem ninguém que Deus não possa usar. Bem isso é tudo. (Carimba o papel) entregue isso no próximo guichê. (O ladrão começa a sair), e ouve, Apenas siga as placas!.

Em uma coisa, creio que todos nós estamos de acordo. Pilatos não tinha a menor intenção de pregar o evangelho. Na verdade, o que realmente ele queria anunciar com aquela placa, era que “aqui só há lugar para um rei, e esse rei sou eu”. “É exatamente isso que nós os romanos fazemos com qualquer um rei judeu que aparecer”
Com aquela placa ele queria dizer também o seguinte: O rei dessa nação é um escravo, um criminoso crucificado; e se esse é um rei, o que será da nação que tem um rei como esse? Pilatos também queria humilhar e escarnecer dos judeus. Mas Deus tinha outro propósito... Pilatos foi um instrumento de Deus para pregar o evangelho. Como um simples mortal, sem saber, Pilatos se tornou um “escrivão” dos céus. Deus ditou e ele escreveu numa placa de madeira. E aquela placa mudou o destino de um leitor.

O poder das palavras:

Um ladrão é levado a Cristo por Pilatos que havia rejeitado a Cristo.

Lembra que nós falamos de duas prováveis verdades reveladas por aquela placa?.

Aqui vai a segunda verdade.

2 - NÂO EXISTE LINGUA QUE DEUS NÃO POSSA FALAR

Todos que passassem por ali poderiam facilmente ler a placa sobre a cruz, primeiro porque estava num lugar de destaque, segundo, estava escrita em hebraico língua dos judeus, latim e grego – as três línguas mais falada no mundo da época. Hebraico era a língua de Israel, a língua da religião; latim era a língua dos romanos, a língua da lei e do governo; e o grego era a língua da Grécia, a língua da cultura. Cristo foi pregado por Pilatos em todas as três línguas. Deus tinha uma mensagem para cada uma dessas três línguas: “Cristo é Rei”. As línguas poderiam até ser diferente, mas a mensagem era a mesma: “Jesus é Rei”. Já que Jesus é Rei pára todos os povos, a mensagem precisa ser na língua de todo os povos.

Não existe língua que Deus não possa falar. O que me leva a uma curiosa pergunta:
Em que língua Ele está falando com você?
Que pistas Ele tem te dado no drama diário da tua vida? Deus realmente fala. Ele nos fala em qualquer língua que nós compreendamos. Hei, Ele pode está te falando sem palavras. Ele faz isso.

Atenção, atentos!

Existem momentos em que Ele fala a língua da “abundância”. Sua carteira e seu bolso estão cheios?

Você tem roupas legais para vestir? Carro pra andar? Isso faz você se sentir bem, não é? Mas cuidado, não fique tão orgulhoso do que você tem, não ponha seu coração nisso, isso é perecível – Lc. 12:34 - Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Será que você tem tanto para poder dar mais?. Você sabe o que Paulo diz para nós na carta aos Corintios – IICor. 9:8 -E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra. Deus está falando a você a língua da “abundancia”? Isso é muito bom! Mas não esqueça, Deus fala de outros modos.

Tem também a língua das lutas, das provações. Não esqueça o que o apóstolo Paulo escreveu pra nós: .. Sei está satisfeito em qualquer situação. Amados, nunca teremos tudo que desejamos, porque se não seríamos destruídos.

Às vezes damos de cara com grandes desafios (que é outro nome para “oportunidade, que também é uma linguagem”). E de vez em quando nos encontramos em situações que nos fazem sentir bastante desconfortáveis. Que também é uma outra língua.

E não temos idéia de como chegamos ali. Ou porque. Ou qual é a questão.

Mas Deus sabe. E trabalha isso em nosso benefício – com um cuidado amoroso – a cada dia.
Tudo que temos que fazer é prestar atenção nesse tipo de linguagem de Deus. Lembra do texto? ITs. 5:18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Do mesmo modo que fez com a placa da cruz, Deus fala a cada um de nós na língua que precisamos ouvir.
Deus tem, sempre teve, um plano especial para a vida de cada um – e Ele fala a você sobre isso de diversos modos. Às vezes Ele grita... ás vezes Ele sussurra. Você está escutando

Hb. 4:7 - ...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. (Placa)


Deus seja Louvado!!

Mensagem adaptada pelo Pr. Braga

FÉ VIGOROSA

Rm.4:18-19

Introdução

Um dia alguém perguntou a um patriarca da fé do nosso tempo de nome Jorge Muller: Qual é a maneira de se possuir uma fé vigorosa? Respondeu o grande patriarca: “A única maneira de se possuir uma fé vigorosa, é suportando grandes aflições”

Provas bíblicas:

At. 20:19 - Servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram.
Tg. 1:2-4 - Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde.

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Verso 12 - Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

IPe. 1:6 - em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações.
Rm. 5:3-5 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
IICo.11:22-29 - São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São descendência de Abraão? Também eu. São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um; três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me abrase?

“Uma grande fé precisa conhecer grandes provas.”

Amados, não nos enganemos!

“É na tempestade que Deus prepara os seus para o Seu serviço.”
Ouça: Quando Deus quer um Carvalho (Ipê) Ele o planta onde as tempestades são comuns, onde as tormentas o fustigarão, onde as chuvas baterão forte nele, é nesse momento que o Carvalho como rei da floresta, finca mais profundo as suas raízes, e suas fibras ficam mais enrijecidas e ganham mais qualidade.

Nós temos aprendido que quando Deus quer aperfeiçoar um homem Ele o coloca exatamente na “tempestade.” A história dos grandes homens é sempre de rudezas e asperezas.
Está provado que nenhum homem se faz, enquanto não tiver passado pelas ondas da tormenta e encontrado a resposta da sua oração: “Ó Deus toma-me..., Quebranta-me..., Faz-me..., Cria em mim...”.

A tribulação tem sido o caminho do triunfo – At. 20:24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
A tribulação tem sido a marca no caminho de todos os grandes reformadores ( Lutero – Savonarola – Knox – Wesley). Eles alcançaram o poder, através de grandes tribulações.
Não é segredo que o sofrimento sempre foi a porção dos grandes.
Paulo em Fp. 4:4-14 -Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

Meus irmãos, o Apostolo Paulo estava destituído de todo tipo de conforto, numa cela de prisão, quando escreveu essas palavras.

“Conta-se que um rei foi uma certa manhã ao seu jardim e ali encontrou as plantas murchando e morrendo. Perguntou ao carvalho que ficava próximo ao portão, o que significava tudo aquilo. Descobriu que a arvore estava cansada de viver, porque não era tão alta e elegante como o pinheiro. O pinheiro por sua vez, estava desolado porque não podia produzir uvas, como a videira. A videira ia desistir da vida porque não podia ficar ereta e nem produzir frutos delicados como o pessegueiro.

O pessegueiro queria ser como o gerânio. O gerânio por sua vez, estava desanimado também, porque não era alto e bonito como o lírio. Essa sucessão de derrota estava ocorrendo em todo o “jardim”. Chegando o rei perto de um pé flor chamado de “amor perfeito” percebeu algo diferente, sua corola brilhava e alegremente permanecia erguida como sempre. “Muito bem meu amor prefeito” alegro-me de encontrar, no meio de tanto desanimo, uma florinha corajosa. Você não parece nem um pouco desanimada. “Não meu senhor não estou. Eu reconheço que não sou de muita importância, mas, vendo tudo isso, toda essa cena no seu jardim, cheguei à conclusão que se o senhor no meu lugar quisesse um carvalho, um pinheiro, um pessegueiro, ou um lírio, o senhor teria plantado um deles; mas sabendo que o senhor queria um “amor perfeito”, estou resolvido a ser o melhor “amor perfeito” que posso.

E então meu irmão?

Como será de agora em diante?
Como será tua vida?
Tu não é Marcos; tu é Raimundo.
Tu não é Francesco, tu é Eraldo.
Tu não é Mariluce, tu é Regina.
Tu não é Iran, tu é Braga.

Como será de agora em diante?
Tu não é Ricardo, tu é Julliano.
E agora?
E agora? A resposta mais sensata, mais equilibrada é:
Seja você mesmo, você tem uma identidade, tem um destino, tem um propósito.
Você tem uma cruz feita com medida especiais, com peso certo, que só você pode carregar.

Ouça: Algumas décadas atrás, morando num orfanato, com aproximadamente 16 anos, um dos grandes evangelistas desse século, Morris Cerulo fez um pedido a Deus, disse que gostaria de ser um instrumento de Deus, mas que gostaria de ser como Moisés, e Deus lhe respondeu: Queres tu ser igual a Moisés? Pois bem, Moises foi rejeitado pelo seu povo, matou um homem, morou quarenta anos no deserto, depois conduziu um povo teimoso mais quarenta anos pelo deserto. Ainda queres tu ter a experiência de Moisés? Não Senhor, disse Cerulo. Pai, então eu quero ter a experiência de Davi, de Davi? Pois bem: Davi me desobedeceu; Davi foi perseguido pelo seu filho; Davi matou um homem para ficar com sua esposa, quatro dos seus filhos morreram em função disso Ainda queres ter a experiência de Davi? Não Senhor. Me dar a experiência de Abraão, de Abraão, pois bem: Abraão quase teve que sacrificar seu filho, Abraão mentiu, entregando sua esposa para um rei com medo de morrer, Abraão teve dúvidas de mim, quando aceitou deitar-se com a concubina de Sara. Ainda queres ter a experiência de Abraão? Não Senhor, me perdoa, disse Cerulo, quero ter a minha própria experiência. E teve, e ainda está tendo, seu nome faz parte da história do evangelismo mundial do nosso tempo.

Seja você mesmo, você tem uma identidade, tem um destino, tem um propósito.
Você tem uma cruz feita com medida especiais, com peso certo, que só você pode carregar.
Não podemos esquecer, uns nascem com propósitos específicos, outros com propósito gerais.
Nem todos nasceram com os mesmo propósitos. Aqueles que nasceram com propósitos específicos, receberam dons específicos, habilidades que nem todos possuem.
ICo. 12:4-12 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.

Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

IPe. 4:10 - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Não posso esquecer o restante do texto, e destacar a parte mais importante, essa palavra que vem carregada de muito significado. (despenseiro)

IPe. 4: 12-19 - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem- lhe a sua alma, como ao fiel Criador, fazendo o bem. O Homem de uma fé vigorosa é um despenseiro, e dessa despensa precisa fluir o conteúdo dos versos 8-10 - Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados, sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações.

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Precisamos não esquecer o que relata Isaias no Capítulo 6:8 - Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

Nós entendemos que aqui Deus fez uma grande assembléia, e nessa assembléia se faz presente: O Pai, O Filho, e O Espírito Santo, juntamente com os arcanjos, querubins, serafins e os anciãos para tratar de um assunto que mudaria o destino da humanidade. Deus fez um desafio, ... A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Por algum tempo reinou o silencio, de repente alguém diz: ... eis-me aqui, envia-me a mim.

Coube a Jesus essa tarefa delicada, a ninguém mais. João Batista foi enviado no mesmo tempo, mas quando lhe perguntaram quem ele era, veja o que ele disse:
..Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mt. 3:11)
... Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. (Mc. 1:7 )
... Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias. (Jo. 1:27)
... João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as sandálias dos pés.(At. 13:25)
Um dia Jesus passando perto de João e seus discípulos, João disse: ...Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo. 1:29) E Jesus disse sobre João: Jo. 11:7-14 - ...Começou Jesus a dizer à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento? Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que se trajam ricamente estão nas casas dos reis. Mas, então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho. Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele. E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

Compreenda bem meu irmão!

Nunca esqueça isso!

Deus não chamou Moisés de Josué, nem Josué de Moisés, ambos no seu tempo, foram usados por Deus poderosamente, no seu tempo.
Deus não chamou Elias de Eliseu, nem Eliseu de Elias, ambos no seu tempo foram usados poderosamente por Deus, no seu tempo.
A palavra chave aqui é tempo, tempo de Deus.

Assim será contigo, tem sido comigo.

Não esqueça outra coisa, essa também de fundamental importância.
Rm. 5:3-5 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Você sabe por onde José, filho de Jacó teve que andar para chegar a Primeiro Ministro do Egito?

Você sabe o que teve que suportar Sadraque, Mesaque e Abdenego, para que aprendêssemos a lição de perseverança, e não de murmuração?
Você já ouviu falar de Raabe a meretriz, de como ela se comportou, o que ela fez, para que seu nome constasse na seleta lista genealógica de Jesus?
Você já leu sobre a judia pobre chamada Éster, como essa moça se tornou rainha do Império Persa, qual foi o seu grau de coragem?

Hb. 11:32-38 - E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos.

As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
Ainda tem centenas para ser citado aqui, mas é suficiente por hoje.
Leia meu irmão, procure conhecer o conteúdo da Bíblia, faça parte dessa história, se comportando como vencedor.

Foi para isso que você foi chamado.

IPe. 2:9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Tg. 1:2-6 - Meus irmãos, tende motivo de todo alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé uma vez com firmada produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros e nada deficientes. Se porém algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.

Deus seja Louvado!!

ATÉ O PARDAL ENCONTROU CASA

Jr. 8:7 - Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.
Sl. 84:3 - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.


Introdução.

E o homem? O homem é mal. Moisés, Moisés vou destruir essa geração, vou destruir esse povo e te dar um povo diferente, cansei de insistir com esse povo. Escute exatamente o que disse Deus em relação ao homem naquele tempo: Ex. 32:9-11 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado. Agora, pois, deixa-me, que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma; e eu farei de ti uma grande nação. Porém Moisés suplicou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
O homem é o único ser criado e dotado de entendimento, por que? Porque o homem é o único ser criado à imagem e semelhança de Deus. Deus fez questão que dessa sua criação, mais alguém fizesse parte, então chamou o Filho e o Espírito Santo, e disse: Gn.1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Todos os outros seres foram criados partindo de uma voz de comando - ... haja isso, haja aquilo e foi acontecendo. O homem não! O homem foi planejado, foi projetado, o homem foi moldado porque precisava representar bem o seu criador, afinal seria feita à sua imagem e semelhança. Todo os outro seres criados por Deus, tem representatividade em si mesmo, o homem não. Veja: O peixe é simplesmente peixe, o cavalo é simplesmente cavalo, o cachorro é simplesmente cachorro, o homem não! O homem é um ser formoso, criado à imagem e semelhança do seu criador, dotado de inteligência, emoções. O homem não é simplesmente homem, o homem é espírito alma e corpo. O homem é um espírito que habita num corpo e tem uma alma. O homem é o único ser pensante, o único que pode fazer escolha, o único que pode decidir onde vai viver sua eternidade.
O homem é o único ser que se auto destrói . Nenhum outro animal se suicida.
O homem é o único a quem Deus deu livre arbítrio.

É triste e ao mesmo tempo assustador quando nos deparamos com textos como de Jr. 8:7 - Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR. Quando o que alegra o coração de Deus é o que descreve o rei Davi no Salmo 84:3 –12 - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. SENHOR, Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá) Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Amados, apesar de toda rebeldia do homem. Deus nunca desistiu de reconduzir o homem de volta ao Paraíso.

Desde o Édem, várias Alianças foram colocadas em ação, com o fim único de resgatar o homem, como por exemplo:

1 – Aliança Pré-Diluviana – (Gn. 6:18 - Mas com você estabelecerei a minha aliança, e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo. – Aqui não tem idéia de contrato, de pacto, ou de acordo – Deus disse a Noé que estabeleceria com ele uma aliança. Já Gn. 9:9-17 temos uma aliança com pacto.

2 – Aliança com Abraão – Com uma pequena diferença em relação à aliança com Noé. Aqui nós temos um aliança com promessa. Gn. 15:8-18 - E disse ele: Senhor JEOVÁ, como saberei que hei de herdá-la? E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, e uma rola, e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caíram sobre ele. Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos.

Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão; e eis um forno de fumaça e uma tocha de fogo que passou por aquelas metades.

Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates. E também Gn. 17:6-8 - E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti. E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti.

E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.

3 – Aliança Mosaica (Moisés) – Aqui temos a confirmação da escolha de Israel como nação – Israel foi soberanamente escolhida por Deus – É uma continuação da aliança com Abraão. Moisés foi o grande responsável pela não destruição de Israel como povo, ele se colocou entre Deus e o povo, como intercessor.

4 – Aliança Davidica – Salmo 89: 3-4 - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. A aliança Davidica é messiânica em seu sentido final. Salmo 89: 3-4

Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Is. 42:6 - Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por concerto do povo e para luz dos gentios; para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e do cárcere, os que jazem em trevas.

Ml. 3:1 - Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR dos Exércitos.

5 – Nova Aliança – A aliança da plenitude dos tempos, da consumação das épocas – Gl. 4:4 - mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. Hb. 9:6 - Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Tudo isso, repito o alvo maior foi o homem, e continua sendo o homem. Tudo isso que acabamos de ouvir, é Deus em movimento afim de resgatar o homem, que se perdeu no Jardim do Édem.


Vejamos o que escreveu o profeta Jeremias – Jr. 8:4-7 - Dize-lhes mais: Assim diz o SENHOR: Cairão os homens e não se tornarão a levantar? Desviar-se-ão e não voltarão? Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? Retém o engano e não quer voltar.

Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.
Infelizmente para muitos já se cumpriu o que está escrito no verso 20 do cap. 8. Jr. 8:20 - Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Acabou o tempo da graça e muitos não se salvaram. Continua Isaias: - Jr. 8:7 - Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR. E o que diz Deus em Jr. 8:13? - Certamente os apanharei, diz o SENHOR; já não há uvas na vide, nem figos na figueira, e a folha caiu; e até aquilo mesmo que lhes dei se irá deles. Por isso Eu os rejeitei. Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel intercedessem por eles Eu não os ouvia, Eu não lhes mostraria favor. Já há uma sentença sobre eles, por não se arrependerem dos seus pecados.

Veja Jr. 15:2 - E será que, quando te disserem: Para onde iremos? Dir-lhes-ás: Assim diz o SENHOR: Os que são para a morte, para a morte; e os que são para a espada, para a espada; e os que são para a fome, para a fome; e os que são para o cativeiro, para o cativeiro.


Deixaram de confiar em Mim para confiar no homem.

Leiamos o que Deus diz em Jr. 17:5-6

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Porque será como a tamargueira (arbusto ) no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Quando na verdade, o que o Senhor quer de nós, é o que também está escrito no mesmo capítulo, nos versos 7-11

Ele é misericordioso.Veja:

Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Como a perdiz que ajunta ovos que não choca, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará e no seu fim se fará um insensato.
Deus na sua infinita misericórdia, é O único que pode nos compreender. Ouça o Ele afirma através de Jeremias: Jr.15:19-21 - Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu voltares, então, te trarei, e estarás diante da minha face; e, se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.

E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR. E arrebatar-te-ei da mão dos malignos e livrar-te-ei das mãos dos fortes.
Se caminharmos por aqui, e tudo indica que não há um caminho melhor que esse, teremos que passar pela casa do oleiro, ouça: Jr. 29:11-13 - Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

O Senhor diz através do seu Profeta: Jr. 23:5-6 - Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com que o nomearão: O SENHOR, Justiça Nossa. Isto já está em evidencia em Cristo Jesus.

Deus seja Louvado!!

PERDÃO

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. (Mt. 6:9-14)

Introdução.

Diz a história, que alguns monges que viviam num determinado mosteiro foram desafiados a meditar no Pai nosso, dentre esse esses monges estava São Francisco, no dia determinado todos foram chamados à presença do seu líder, foi perguntado ao primeiro: Na sua meditação, quantas vezes você leu? 100, foi a resposta perguntaram ao segundo, quantos você leu? 150, respondeu o outro; chegou a vez de Francisco de Assis. Você Francisco, quantas vezes leu? Perguntaram, silencio, em seguida a resposta: nenhuma, todos ficaram pasmo! O que aconteceu, perguntaram, então São Francisco disse: “Todas as vezes que eu chegava naquela parte que diz: ... perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos os nossos devedores.. eu não conseguia passar, então eu começava tudo de novo, por isso não conseguir ler o texto completo nenhuma vez”.
Sabe qual é um dos nossos maiores problemas? “Ensinaram-nos bastante como perdoar os nossos inimigos, creio que já é hora de aprendermos como perdoar os nossos amigos”, pois isso não nos ensinaram.

Com esse tema vamos caminhar com Davi, “o homem segundo o coração de Deus”.
Um dos requisitos que levou esse homem a receber esse título da boca do próprio Deus, foi a de ter um espírito quebrantado, contrito, um coração quer sabia reconhecer quando estava errado, um espírito que sabia perdoar, um espírito perdoador. Você sabe quais são os dois sinais característicos do verdadeiro cristão? Então aprenda para não esquecer mais: DAR E PERDOAR. Ele amou o mundo de tal maneira... lembra? O perdão nasceu no coração de Deus. Esse atributo é um dos mais difíceis de adquirir. Ainda há muitas pessoas usando de subterfúgios achando que está perdoando, por exemplo:
Em vez de perdão completo, oferecemos perdão condicional. “perdôo você se... ou; perdôo você, logo que...; se você voltar e acertar tudo, eu perdôo você” ou: se você admitir seu erro, ou sua parte no problema, então eu o perdoarei”. Amados, acredite, isso NÃO É PERDÃO! Não esqueçamos: “ O perdão que humilha, é vingança disfarçada”.

Em vez de perdão completo, perdão parcial, esse podemos facilmente chamá-lo de menos que perfeito. Exemplo: Perdôo você, mas não espere que eu esqueça, ou: Perdôo você, mas saia da minha vida; ainda: Vou perdoa-lo , mas não faça outra vez. Onde fica os 70x7? Rasgaram?
Sabe irmãos, tem muita gente disposta a perdoar sabia?... Desde que: Não tenha que ver novamente a outra pessoa. Interessante!! Mas definitivamente DESGRAÇADO (sem a graça de Deus).

O terceiro tipo é terrível, classificamos como perdão adiado.
Exemplo: “ vou perdoar você, mas me dar um tempo”. “Algum dia vou acabar perdoando você”. Esta é uma reação comum de alguém que foi profundamente ferido e cultivou essa mágoa durante longo tempo.

É triste o que vou falar agora, mas alguns de nós prefere sentar-se no banco dos réus do que no banco de misericórdia. Veja só: “ se alguém “nos prejudicou” nós preferimos observa-lo contorcendo-se de dor, ao vê-lo sorrindo de alivio. Aqui vai uma premissa, escute: “Aquele que não perdoa os outros destrói a ponte por onde ele mesmo terá que passar”.

Lembram da ilustração de S. Francisco? Amados o perdão tem um efeito tremendo na esfera espiritual (mundo espiritual), o que perdoa é grandemente abençoado, porque errar é humano; perdoar é divino. Quando você perdoa está agindo através de atributo divino, você está agindo no sobrenatural, por isso a benção foi decretado sobre quem perdoa. Por querer nos ver abençoado, Jesus ordenou o 70x7 = 490. Amados por favor de uma vez por todas, entenda: Se não houver perdão, vem o ressentimento, se formando o ressentimento, o ódio chega; o ódio mantido vem o rancor, o rancor por sua vez traz a vingança. Ouça meu irmão!
Queres ter paz por alguns momentos? VINGA-TE, queres ter paz para sempre? PERDÔA.

Eu e minha família passamos por uma experiência dolorosa em relação a isso (perdão), mas graça a Deus, faz parte do passado, e não dói mais quando lembramos.
Voltemos a Davi o homem segundo o coração de Deus.

Vamos examinar o perdão na vida desse homem que tinha as mesmas paixões que nós. Davi está atravessando um “vale de sombra de morte”. Até aqui Davi não tinha provado nada igual. O que veremos agora, talvez se compare à época que ele era perseguido por Saul e que ficou muito abalado. Agora é diferente, Davi é rei, matou um homem para ficar com sua esposa.

Esse episódio gerado por essa atitude, desencadeou um efeito em cadeia catastrófico (5 mortes). Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Sl. 42:7. Vem o profeta Natã e... Veja o que aconteceu: II Sm. 12:11-12 (suas mulheres são possuídas na sacado do palácio) Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. – II Sm. 12:14 (filho morre)... também o filho que te nasceu certamente morrerá. – II Sm. 13:14-15 (um irmão possui uma irmã, ambos seus filhos) - Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou e se deitou com ela. Depois, Amnom a aborreceu com grandíssimo aborrecimento, porque maior era o aborrecimento com que a aborrecia do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te e vai-te. – II Sm. 13:28-29 – (Um irmão mata outro irmão) - E Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom! Então, o matareis; não temais; porventura, não sou eu quem vo-lo ordenou? Esforçai-vos e sede valentes. E os moços de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lho havia ordenado. Seu filho (Absalão) trama para lhe usurpar a coroa.

Também Absalão se levantou pela manhã e parava a uma banda do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si e lhe dizia: De que cidade és tu? E dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo; II Sm. 15:2 - Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! II Sm. 15:4 - E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim, furtava Absalão o coração dos homens de Israel. II Sm. 15:6. Diante de tudo isso se cumprindo, Davi para não morrer pelas mãos do seu próprio filho foge. Davi chega ao fundo do poço. É bem possível que exatamente nestas circunstancias ele tenha escrito o Salmo 40: 1-2,12 - Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; v.12 - Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam, de modo que não posso olhar para cima; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração. Exatamente nesse momento terrível de desespero com a culpa a esmaga-lo, em fuga à caminho de exílio, do nada surge alguém e começa a amaldiçoa-lo. II Sm. 16:5-8 - E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; e, saindo, ia amaldiçoando. E apedrejava com pedras a Davi e a todos os servos do rei Davi, ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda. E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue e homem de Belial! O SENHOR te deu agora a paga de todo o sangue da casa Saul, em cujo lugar tens reinado; já deu o SENHOR o reino na mão de Absalão, teu filho; e eis-te agora na tua desgraça, porque és um homem de sangue. Simei era o nome da figura, dizem que esse homem era perverso por excelência – alguém do tipo que te chuta quando você está caído, e enquanto você se contorce de dores ele... te chuta de novo. Mas não para por aí, veja esse outro personagem que surge. II Sm. 16:9 - Então, disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça. Parece um plano bastante razoável, só parece! Tadim do rei, fugindo do filho, sem saber exatamente para onde ir, aparece um João ninguém e começa a amaldiçoa-lo. Isso é terrível (do ponto de vista humano), Davi com todos os seus valentes ali, chateados, porque queriam ter ficado para enfrentar Absalão. Tenho que fazer alguma coisa, e essa é a grande oportunidade pensou Abisai, um dos valentes de Davi – porque amaldiçoa este cão ao rei meu Senhor? Corto a garganta dele? Perguntou Abisai ao rei.

Já observou que sempre há pessoas assim por perto querendo fazer uma mediazinha? Meu senhor, meu rei, o senhor não pode aceitar isso.

Deixa isso comigo, eu resolve pra você.
Sou bom nisso.
Alem do mais, você está dentro dos seus direitos, defenda-se, não deixem que pisem em você, processe-os. (isso lhe parece familiar?) Simei surgiu num momento infeliz, ele não só amaldiçoa, como atira pedras no rei, como também mente três vezes no seu ataque pessoal a Davi.

Simei está completamente descontrolado. Davi não tinha feito nada que justificasse esse ataque público. Davi tem agora que tomar uma decisão. Ficar ofendido, ficar ressentido e partir para o ataque, afinal era um direito que lhe cabia, principalmente sendo rei, ou não fazer nada e seguir o seu caminho. E aí, será qual foi a decisão de Davi? Leiamos o texto: II Sm. 16:10-12 - Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar, pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem, pois, diria: Por que assim fizeste? Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que descendeu de mim, procura a minha morte, quanto mais ainda este filho de Benjamim? Deixai-o; que amaldiçoe, porque o SENHOR lho disse. Porventura, o SENHOR olhará para a minha miséria e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia.

Aqui justifica o fato desse homem ter sido chamado, o homem segundo o coração de Deus.
...Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Davi não disse só essa vez, mas aproximadamente 12 vezes ele usou essa mesma expressão. Os filhos de Zeruia tinham pavios curtos, mas pelo fato de serem valentes de Davi, tinha influencia e fácil acesso ao rei, eram “os Pedros” antes da transformação, estavam sempre prontos para briga.

Só que Davi tinha outra índole. Lembra disso? “as más companhias corrompe os bons costumes” – “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Davi porem se recusa a vingar-se. Ele permanece calmo. Com um gesto de mão (provavelmente) Davi responde. II Sm. 16:10-12 - Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar, pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem, pois, diria: Por que assim fizeste? Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que descendeu de mim, procura a minha morte, quanto mais ainda este filho de Benjamim? Deixai-o; que amaldiçoe, porque o SENHOR
lho disse porventura, o SENHOR olhará para a minha miséria e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia.
Imagine a cena! É uma lição maravilhosa de auto-controle. Davi caído no chão e Simei “chutando-lhe as costelas”. Ao invés de responder ao ataque, Davi diz: “vejo a mão de Deus nisso”. Ele simplesmente não se ofendeu! Como pode, numa situação dessa, alguém agir assim? CORAÇÃO MOLE E PELE DURA, essa é a resposta, nada de pele fina, que a qualquer alfinetada sangra. Precisamos de pele de rinoceronte, porque as alfinetadas e punhaladas virão.
Se realmente temos planos de ser usados por Deus, precisamos de pele grossa, os Simeis da vida estão presentes aos montões.

Amados, quando andamos onde tem espinhos, precisamos de um bom calçado. Quando andamos em locais que tem cobras, precisamos usar botas de cano longo. Lembra do equipamento que Paulo recomenda em Ef. 6:14-18?. - Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Não esqueça, há terreno propício para esse tipo de ser humano em quase todo lugar.

Vamos avançar um pouco mais na história.

Absalão morreu, Davi está voltando para o seu trono, de repente, na mesma estrada, quem aparece? Simei, Simei outra vez – II Sm. 19:16-20 - E apressou-se Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, que era de Baurim; e desceu com os homens de Judá a encontrar-se com o rei Davi. E com ele mil varões de Benjamim, como também Ziba, servo da casa de Saul, e seus quinze filhos, e seus vinte servos com ele; e prontamente passaram o Jordão adiante do rei. E, passando a barca, para fazer passar a casa do rei e para fazer o que bem parecesse aos seus olhos, então, Simei, filho de Gera, se prostrou diante do rei, passando ele o Jordão. E disse ao rei: Não me impute meu senhor a minha culpa, e não te lembres do que tão perversamente fez teu servo, no dia em que o rei, meu senhor, saiu de Jerusalém; não conserve o rei isso no coração. Porque teu servo deveras confessa que eu pequei; porém eis que eu sou o primeiro que de toda a casa de José desci a encontrar-me com o rei, meu senhor. Simei pronunciou as duas palavras mais difíceis de serem pronunciados por qualquer ser humano... “Eu pequei”, essas palavras levam Davi a um passado não muito distante, ele também disse essas mesmas palavras ao profeta Natã.

Amados, temos aprendido que o perdão fica mais fácil quando lembramos de ocasião no passado, que pecamos e também fomos perdoados. Antes de examinar a resposta de Davi, vamos ver o outro lado da equação e pensar nas vezes que estivemos no lugar de Simei, Simei não é apenas um personagem do V.T., suas ações e reações são reais, pois um dia na nossa vida se não agimos assim, gostaríamos de ter agido. Como nós também, Simei caiu na real, ou deixou a ficha cair, e descobriu a besteira que fez.

E agora? Ou enfrenta ou enfrenta.

Voltemos a Davi. Depois do novo encontro com Simei, Davi simplesmente poderia ter agido com indiferença, desprezo, poderia ter ignorado, passado o seu caminho. Alguns fariam assim, alguns fazem assim, alguém disse que: ”O maior pecado contra nosso semelhante não é odiá-lo,mais mostrar indiferença por ele” Essa é a essência da desumanidade. “Indiferença não é atitude de perdão, indiferença é raiva controlada.”

Simei está prostrado diante de Davi dizendo:”eu pequei” por favor ma perdoa. Quem entra em cena? Abisai. Veja II.Sm.19:21 - Então, respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isso, havendo amaldiçoado ao ungido do SENHOR? Abisai não aconselha Davi a ignorar Simei, pior, ele diz: ele te chutou quando estava caído, é tua vez, dá um pontapé nele, com toda força. Arrebenta ele. II Sm.19:22-23 - Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? Morreria alguém hoje em Israel? Por que, porventura, não sei que hoje fui feito rei sobre Israel? E disse o rei a Simei: Não morrerás. E o rei lho jurou. Aqui percebemos porque Davi foi chamado “segundo o coração de Deus”. Soube tão bem se comportar com o rei (Saul), como com o plebeu (Simei). Assim como ele se esforçou para preservar a vida de Saul, também soube preservar a vida de Simei. Seu autocontrole é magnífico, ele já tinha aprendido a lição de como ser misericordioso.

No episódio envolvendo Urias e Bate-Seba. II Sm.12:1-7 - E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, entrando ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela havia crescido com ele e com seus filhos igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre e a preparou para o homem que viera a ele. Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. (conheci um homem de Deus que afirmou que, pelo fato de Davi não ter sido misericordioso com o “fazendeiro” da historia, ele colheu exatamente isso)

A partir desse episódio, alguns pontos podem ser destacados, como:

1. Ele manteve seu foco sempre na vertical. Antes de buscarmos um conselho na horizontal (homens), busquemos na vertical (Deus), isso nos estabiliza.
2. Davi tinha plena consciência das suas falhas. Ele sabia muito bem o que era ser perdoado, o que era ter alívio pelo perdão. O fato de conhecermos nossas falhas nos proporciona grande paciência com as falhas dos outros. “O orgulhoso tem dificuldade em perdoar.
Os que nunca reconheceram seus próprios erros, terão dificuldade em tolerar, compreender e perdoar as falhas dos outros. Lc.23:34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

Alguns conselhos que nos ajudarão a perdoar.

1° Cultivar uma camada de pele mais grossa para suportar os golpes que virão, e como fazer isso?
Orando a Deus pedindo para não sermos tão sensíveis,tão vulneráveis,nos ajudar com nossas reações,tornando-nos paciente com os que falam sem refletir.
2° Compreender, entender de onde a ofensa veio. Isso exige uma dose de graça muito grande, não se preocupe, Deus, é o Deus da graça Ele dá basta pedir. Se esforce para enxergar a criança naquele homem que está magoando você, ou a menina na mulher que te agrediu.

As vezes tornamos as coisas mais complicadas do que elas realmente são.
Por diversas razões alguém nesse dia pode ter escolhido você para saco de pancada.
È possível que alguém tenha tido um mau dia. Veja como isso pode ocorrer:
O chefe grita com o empregado, o empregado chega em casa grita com a esposa, que grita com o filho, que para descarregar chuta o gato, ou o cachorro, que passa a noite procurando um inocente para morder. Esta é a reação em cadeia que acontece quando não nos controlamos, quando não lidamos honestamente com as pessoas, e não agimos delicadamente uns com os outros.

Jesus nos ensinou como fazer isso: Lc.23:34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
3° Devemos lembrar de ocasiões em nossas vidas quando precisamos de perdão, e depois aplicar essa mesma emoção. Precisamos estar preparados. Todos nós, em uma ocasião ou outra já fizemos ou dissemos algo tolo.

Isto acontece entre amigos, irmãos, na família, no trabalho, na escola e até na igreja. Devemos ser sinceros quanto a isso, somos todos humanos.

4° Precisamos expressar o nosso perdão, fale, não fique só pensando. As palavras de perdão e graça expressadas são maravilhosamente terapêuticas para o ofensor.

Expressar nossos sentimentos equilibradamente remove toda dúvida.

Conclusão.

Filho pródigo – Lc.15:19 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti.
Amados isso aqui só foi possível, porque não foi racionalizado, isso aqui só foi possível porque deixou de ser um pensamento e transformou-se em uma ação, isso aqui só foi possível porque houve determinação; isso aqui só foi possível porque, porque ele foi ensinado no caminho em que devia andar; isso aqui só foi possível porque Deus é fiel.
Quando andarmos pelas águas elas não nos afogarão, quando passarmos pelo fogo ele não nos queimará.

Milagre do perdão: (Mt. 28:19)

Quando Cristo disse à aquele grupo seleto: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, temos a impressão que pode ter havido algum retrucar por parte de Pedro, tal como: “Mas Senhor temos que voltar a Jerusalém e pregarmos o evangelho àquela gente que te matou? “É, diria Cristo; isso mesmo, vai atrás do homem que me bateu na face e dizei-lhe que haverá lugar para ele no meio Reino se quiser aceitar a salvação que lhe darei de graça.
É verdade Pedro. Lembra: ... Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Pedro, lembrei, vai e acha aquele homem que fez aquela coroa de espinho e a colocou em minha testa e diga-lhe que tenho uma coroa pronta para ele quando vier ao meu Reino; não esqueça de dizer a ele que é uma coroa sem espinhos; A coroa da vida.
Vá procurar também o homem que com uma vara empurrou a coroa de espinhos fazendo rasgar a minha testa; vai e diga-lhe que porei um cetro em sua mão e ele reinará sobre as nações da terra se quiser a minha salvação.
Pedro, não posso esquecer aquele outro que me furou com a ponta da lança: diga-lhe que para o meu coração há um caminho mais curto que esse; que eu o perdôo e ele poderá salvar-se se quiser aceitar de graça a minha salvação.
Não esquece Pedro, não esquece os que pregaram os cravos em minhas mãos e nos meus pés, vai e diga-lhes que eu lhes perdôo e que se quiserem poderão assentar-se em meu Reino. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

O perdão é possível porque não nasceu no coração humano, nasceu no coração de Deus.
I João 1:8-9 - Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz alumia. Aquele que diz que está na luz e odeia a seu irmão até agora está em trevas.

Deus seja Louvado!!

ANA UMA MULHER DE DEUS

I Samuel 1: 9-20

Introdução.

Ana (Hebraico) Hanná = Graça. Ana era uma das esposas de um homem de Deus chamado pelo nome de Elcana. Pelo infeliz fato de ser estéril, e a outra ser mãe de filhos e filhas, Ana vivia angustiada, amargurada, uma mulher cabisbaixa.

Uma esposa judia que não pudesse gerar filhos era considerada maldita. Para os judeus ter muitos filhos era motivo de bênçãos, o contrário disso era maldição. Ana alem do mais, era constantemente provocado pela outra.
As Escrituras registram que alem do problema em si, pelo fato de ser estéril, a outra esposa lhe provocava só para lhe ver irritada ( 1:7) parece que Ana conhecia o principio que diz: ... os humilhados serão exaltados, e os ...(Lc. 14:11). A Bíblia diz que Ana chorava, só que ela chorava diante do Senhor, e diante do Senhor ela desabava, Ana não sofria de autocomiseração, não vivia se lamuriando, nem caiu em depressão, muito menos usou isso para atormentar o seu esposo, que muito lhe amava.
Ana aprendeu a colocar os seus problemas diante de quem realmente podia resolve-los. Um dia Ana toma uma posição, como verdadeira filha de Deus que tudo pode, Ana exerceu fé. Vejamos a sua oração: Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente.
E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Elcana o esposo de Ana.

Diz a Bíblia que esse homem todo ano rumava em direção a Jerusalém com sua família para adorar a Deus, e ali oferecia sacrifícios (Siló). Graças a Deus que hoje não há mais necessidade disso, nosso Siló é lá em casa, ou em qualquer outro lugar que eu estiver.
Numa dessas idas a Siló, já tendo feito todo o ritual exigido pela lei para o sacrifício , afirma o texto:
(ISm.1:9-11)- Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente. E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Ela com a alma amargurada chorava e orava, derramava o seu coração diante do Senhor. Veja o que acontece: (Ism. 1:12-14) - E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli fez atenção à sua boca, porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Aqui uma grande lição é aprendida, precisamos ter muito cuidado com os julgamentos, principalmente quando são precitados. Cuidado com as aparências meu irmão!! Um erro terrível foi cometido aqui por uma autoridade, um sacerdote. O Aprendizado continua, aqui prevalece mais uma vez o principio de Lc. 14:11. Vejamos o texto: ... Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida...
Os pais têm autoridade sobre os seus filhos. Ana poderia ter amaldiçoado esse filho, como muitas mães no nosso país têm feito, mas ela preferiu abençoa-lo, logo entendemos que os pais têm total responsabilidade sobre o futuro dos seus filhos. Continuou Ana, ...dedicarei por todos os dias da sua vida, e o seu cabelo e a sua barba jamais serão cortados...
Enquanto Ana fazia a sua oração ela não sabia que estava sendo observado pelo sacerdote Eli, e diz a Bíblia: ... Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Eli percebeu que só os seus lábios se movimentavam e não se ouvia voz,então ele fez uma infeliz conclusão: “Mulher até quando ficarás embriagada aparta-te desse vinho”. É isso mesmo que vocês ouviram os sacerdote também erram, eles são gente. Precisamos ter muito cuidado.


Reação de Ana:

O sábio Salomão diz em Provérbios que o tolo quando é repreendido fica irado... mas o sábio agradece.. Veja como se comportou essa mulher exemplar. Disse Ana:

Não se trata disso meu senhor, sou uma mulher muito angustiada, mas não bebi vinho nem bebida fermentada; eu só estava derramando a minha alma diante do Senhor. Não julgues a tua serva uma mulher vadia... ( Estéril, considerada mal aventurada, continuamente provocada pela rival, e agora considerada como vadia por quem deveria lhe abençoar) ...estou orando até agora e dessa forma por causa da minha angustia e tristeza. Não tenha dúvida meu irmão, o Deus que cerra a madre, é o mesmo Deus que abre a madre. Ana fez essa descoberta.

Analise a sua oração:

ISm.2:6-8 - O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.

O Sacerdote.

Agora sim, o sacerdote acertou. Disse ele: ... Então, respondeu Eli e disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste. Ana preocupada com a conclusão do sacerdote, disse: Ache a tua serva graça em teus olhos. Outra tradução diz: ...espero que sejas benevolente para com a tua serva”
Registra as Escrituras que depois que ela colocou todas as suas mágoas, angustias e tristezas diante de Deus, entenda bem, diante de Deus! O seu rosto já não andava abatido.

Porque Ana não estava mais abatida? Vejamos: Sl.42:5 - Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença. II Co. 4: 8-9 - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos...

Deus Agindo.

A Bíblia afirma que na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram o Senhor; então voltaram para casa em Ramá. (Ism1:19-20) - E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e vieram à sua casa, a Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
Veja que maravilha, no dia seguinte!! NÃO DESISTA MEU IRMÃO, NÃO DESISTA MINHA IRMÃ.
No dia seguinte, ou seja:um dia após ter levado a sua angustia, amargura ao Senhor, ela deitou-se com seu marido, e Deus lembrou-se dela. Será porque Deus lembrou –se dela?
... E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o “tenho pedido ao SENHOR”. Será que tem base no NT.?
Vejamos: (Mt. 7:7-8) - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.

A matemática de Deus.

Muito interessante! Uma mulher estéril pede um filho a Deus, recebe o que pediu, entrega esse como primícias a Deus e em seguida ganha mais cinco. Três filhos e duas filhas. Aqui entra em ação imediatamente a lei da semeadura. Com Deus é assim, nunca falha. (Mt. 7:7-8) - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.
Essa mulher por um tempo olhou para o seu problema, e sempre citava: “o meu problema, meu problema...” enquanto ela agiu assim, viveu angustiada, amargurada e triste.
No dia em que Ana resolveu olhar para o Deus do impossível, e contar exatamente o que estava acontecendo, confiar e descansar, tudo mudou e mudou literalmente de um dia para o outro.Diz a Bíblia que no dia seguinte Deus lembrou de Ana: ...e o SENHOR se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho...
No tempo que as crianças mamam Ana ficou com seu filho, logo após desmamado o filho Ana entregou a sacerdote, Eli como tinha prometido a Deus.
Ana fez uma entrega total. Aqui tem algo maravilhoso para ser aprendido, veja: Só após ter desmamado o menino é que ela fez a entrega, Ana sabia para onde o seu filho estava indo, é muito importante este “amamentar” este amamentar também pode ser subentendido no reino espiritual. É importante este principio, amamente o seu filho minha irmã, dê do leite puro para ele, consagre, faça uma entrega, aí então você poderá ficar tranqüilo, pois para onde quer que eles forem, serão bem sucedidos.

Se eles foram bem “amamentados”, nada, coisa alguma os desviará do propósito de Deus (R. 8:32). Eu dou testemunho disso. Tenho três filhos, e até o final do ano quatro, no lugar mais complicado da sociedade (Universidade), mas eu estou tranqüilo, seguro, em paz, eles foram bem “amamentados”. Nós os consagramos, nós os confiamos ao Senhor nosso Deus.
Amados, os planos de Deus, nunca, jamais poderão ser frustrados a nosso respeito. Agindo Deus ninguém impedirá... A porta que Deus abrir, ninguém fechará...Diz a Bíblia: havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros e um efa de farinha e um odre de vinho, e o trouxe à Casa do SENHOR, a Siló. E era o menino ainda muito criança. Repito, não tenho dúvida que Ana sabia, tinha conhecimento da má reputação dos filhos do Sacerdote. Agora escute, preste bem atenção: Se seus filhos foram bem “amamentados”, consagrados, eles se sobressairão bem em qualquer circunstancia. Samuel teve todo um conjunto de razões para ter se tornado um péssimo ser humano, assim como eram o filhos de Eli, e mais tarde, cheio de razões, ter motivos de sobra para culpar os seus pais, as autoridades, seus pastores, que normalmente é o que acontece, mas com ele não aconteceu, e isto é uma prova contundente, de que agindo Deus ninguém impedirá. Samuel passou para história com um dos maiores profetas que Israel já teve, o profeta que ungiu vários reis, dentre eles, o maior, o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus.
Todo ano Ana ia visitar Samuel e lhe levava uma capa nova. E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual.

A mulher Ana como referencial.

· Uma mulher exemplar como esposa, como mãe, como serva, certamente
como filha, pois uma boa filha sempre será uma boa esposa, uma boa mãe.
· Uma mulher que conhecia o principio da lei da semeadura, tinha consciência
do valor do dar.
· Uma mulher que não levava desafora para casa, mas sim para Deus.
· Uma mulher sincera o bastante para confessar todos os seus problemas para
Deus.
· Uma mulher que importunava o marido quando provocada pela outra...
· Uma mulher que sabia o “Caminho da casa do Oleiro” onde levar as suas
angustias (Rm. 8:28).
· Uma mulher que mesmo sendo estéril recebia porção dobrada de alimento do
seu esposo para o sacrifício. No fundo da sua alma esse homem cria na possibilidade dessa esposa vir a ter filhos.
· Uma mulher comparada a um grande rio, pois quando lhe jogavam pedras, ela
simplesmente as engolia, nunca agia como uma poça de lama que sempre devolve respingos de lama.
· Uma mulher que mesmo quando mal interpretada por uma grande autoridade
espiritual que a considerou como uma vadia quando orava, não perdeu a compostura.
· Uma mulher que creu que Deus poderia reverter o seu infortúnio, na verdade
essa mulher cria em milagres. Pois o Deus que cerra a madre, também pode abrir a madre.
· Uma mulher que como recompensa tornou-se mãe de seis filhos, e desse filho,
o maior e mais integro profeta de Israel, o profeta que o ungiu um dos maiores reis dessa nação, o homem que foi chamado segundo o coração de Deus.

Irmãos, não esqueçamos, não é como oramos, mas é porque oramos.
Não é porque merecemos, mas porque precisamos, porque somos carente.

Deus seja Louvado!!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Os Vôos da pomba

Gn. 8: 6-12


Introdução

Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas de sobre a terra. Depois, soltou uma pomba para ver se as águas teriam já minguado da superfície da terra; mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra. Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca. Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba fora da arca. À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.
Então, esperou ainda mais sete dias e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele. ( Gn. 8:6-12 ).

A pomba é um símbolo da paz.
O texto diz que o dilúvio havia terminado, a paz tinha chegado; o lar estava próximo, um novo dia havia raiado. Há quem interprete a pomba como símbolo do evangelho, que traz paz e reconciliação. A pomba conforme o texto foi enviada por três vezes. Cremos que um homem bom receberá de Deus mais de uma chance.
Pomba no hebraico (V.T), é yonah, palavra usada por 31 vezes conforme textos: Gn. 8:8-12 – Sl. 55:6 – Ct. 1:15 – Is. 38:14 – Jr. 48:28 – Naum 2:7 - No N.T. a palavra usada para pomba é Peristerá, usada por dez vezes: Mt. 3:16; 10:16 ; 21:12 – Mc. 1:10; 11:15 – Lc. 2:24 – Jo. 1:32; 2:14-15. As pesquisas através da arqueologia têm provado que essa ave vem sendo domesticada desde os tempos mais remotos. Em 2.500 Ac. Era usada no Egito como alimento. No A.T era usada pelos pobres como sacrifício por não terem condição de sacrificar carneiro ou boi . Nos tempos Neotestamentário sabemos que os indivíduos que vendiam pombas sentavam em redor do recinto do templo ( Mt. 21:12 ). Quando das alusões dos sacrifícios dessas aves no V.T ver Gn. 15:9 – Lv. 5:7 o trecho de Lc. 2:24 – revela que José e Maria sacrificaram um par dessas aves - ...e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos. De acordo com a lei de Moisés que requeria isso quando nascia uma criança ( Lv. 12:8 )

Analisando o texto:

Vs. 8 – Depois, soltou uma pomba para ver se as águas teriam já minguado da superfície da terra;
Somente aos pares essas aves faz vôos de longa distancia – ( Ecl. 4:9 ) Melhor é serem dois
do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. ( Ecl. 4: 11-12 ) Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se
rebenta com facilidade.
Se a pomba não voltasse Noé saberia que tinha terra seca por perto.

Vs. 9 – Mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra. Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca.

Não achando onde pousar o pé.
O resultado esperado não falhou, apenas foi adiada, uma significativa lição para nós, que muitas vezes nos mostramos muito ansiosos, e até outras vezes desesperados.
Paulo ( II Cor. 4:8-9 ) - Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos - ( Fl. 4:6 ) Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Pedro diz: ( I Pe. 5:7 ) Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Um dos problemas da vida é o das “Orações não respondidas” (aparentemente).
Quando esperamos em Deus as coisas acontecerão dentro da sua vontade, e melhor ainda se é a vontade soberana.
O adiamento dessa resposta não é um fracasso, é apenas Deus lapidando a pedra, ou moldando o barro, e tudo isso leva tempo.
A pomba voltou e Noé a recolheu na Arca.

Mais espera e mais agonia da esperança adiada. Paulo disse: (Rm. 4:18) - Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. –( Rm. 5:3-5 ) E a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

O versículo 9 nos mostra mais espera e mais agonia da esperança adiada.
Meu irmão “mas a esperança adiada não é mesma coisa que esperança perdida”. Veja o versículo seguinte.

Vs. 10 – Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba fora da arca.

Esperou ainda outros sete dias – É impossível abrir uma porta que Deus fechou, mas ao chegar o tempo certo para uma porta ser aberta, ela abrirá por si mesma.
Alguém já disse: É sempre cedo demais para desistir”. Não esqueça. A persistência rende dividendos.
Vs. 11 - À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

À tarde ela voltou – E isso por ter achado fora da Arca alimentação apropriada, razão pela qual não voltou imediatamente, mas só no fim do dia. As coisas estavam melhorando. Graças a Deus pelos “Melhoramentos”. No bico uma folha nova de oliveira – A pomba trouxe esperança no fim da tarde.

Sl.30:5 – Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao
anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.
Gn. 24:36 - Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu,
e eis que vinham camelos.Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo...
Ex. 16:13 - À Tarde, subiram codornizes e cobriram o arraial; pela manhã, jazia o orvalho ao redor do arraial.
Mt. 14:23 - E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.
Mc. 1:32 - À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados.
Lc. 24:29 - Mas eles (Estrada de Emaús ) o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.

Vs. 12 – Ainda mais sete dias – Estava terminando o terceiro período de espera. Algumas vitórias ocorrem imediatamente, mas geralmente uma grande vitória é resultado de grande labores ( lutas ), e muita paciência. “A vida não é como uma corrida de cem metros, é como “UMA MARATONA”.
A pomba não voltou mais – Tinha amanhecido um novo dia, e a pomba tinha encontrado um novo lar. O mau tempo terminara. O bom tempo prevalecera.
USO METAFÓRICOS SOBRE A POMBA:

Gn. 8:8-10 – Um símbolo de vindoura reconciliação com Deus.
Ct. 1:15 –2:14 – Um símbolo de gentileza, ternura e devoção.
Mt. 3:1 – Jo. 1:32 – Um símbolo do Espírito Santo.
Mt. 10 :16 – Símbolo de não resistência.
Mt. 10:16 – símbolo de uma atitude inofensiva.
Os. 11:11 – Símbolo de timidez
Os. 7:11 – Símbolo de ingenuidade e tolice naturais que levam a ao dano próprio.

Is. 38:14 – Naum 2:7 – Símbolo de lamento e desespero, provavelmente devido ao som
que as pombas fazem.
Deus seja Louvado!!


Os Dez Estágios do “Barro nas mãos do Oleiro''



Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. (Jr. 18:1-4)

Introdução.

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.
Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com sua vontade. ( Jr. 18:1-4 )


Oleiro - que trabalha em olaria, lugar onde se trabalha com o barro que é manuseado e transformados em peças e utensílios, tais como: Tijolo, Telha, Panela, Pote, Jarro e Vaso.

Todo esse material do inicio ao fim tem contato com as mãos do oleiro, sendo moldado até chegar ao fogo.
Todos nós, como instrumentos de Deus necessariamente passaremos pelo fogo, para que todo a impureza, sujeira seja eliminada de nossas vidas até alcançarmos o ponto que deseja o Oleiro (Deus), pois a qualquer momento Ele precisa de nós ( II Co. 4:7-8 ).
Até esse momento chegar já passaremos por alguns estágios, eu enumerei dez, conforme descrevo a seguir:

Ø Primeiro Estágio - O Oleiro pega o barro bruto no campo e conduz até a oleria ( At. 26:18 ).

Ø Segundo Estágio – O barro é peneirado quando lhe é extraído toda sujeira, toda impureza. ( I Co. 6:11 )

Ø Terceiro Estágio – O barro é molhado e amassado com os pés ou as mãos, depois é colocado em um lugar úmido, por um tempo ( Rm. 12:12 )

Ø Quarto Estágio - O barro é trazido para a mesa de trabalho, onde o oleiro decidirá o que vai fazer dele. Telha, tijolo, panela, pote, vaso. (Rm. 9:14-18).

Ø Quinto Estágio – Tendo decidido o que fazer, o oleiro iniciará o trabalho. Sendo, vaso, pote ou panela, o barro vai para a roda, onde as próprias mãos do oleiro o moldarão do principio ao fim, sendo esse barro apropriado para tal, pois não é qualquer barro que serve para esses utensílios. O oleiro ainda pode, se quiser, fazer do pote jarro ou vice versa ( Ef. 4:11 ).

Ø Sexto Estágio – Se o barro é próprio para telha, ou tijolo, ele vai passar por uma fôrma com molde de telha e de tijolo, onde também as mãos do oleiro trabalharão. Moldados, assim como o vaso, a panela e o pote, aguardarão um tempo antes de ir para o FOGO. ( Rm. 12:2 ).

Ø Sétimo Estágio – Seja o que for, qualquer uma dessas peças: Telha, tijolo, jarro, panela ou pote, após o tempo de espera, irão para um forno com alta temperatura por um bom tempo ( Is. 48:10 ).

Ø Oitavo Estágio – Abertura do forno, onde o oleiro pessoalmente olhará cada peça gerada pela sua própria mão, para ver como elas se saíram na fornalha. Algumas peças não poderão ser usadas como gostaria o oleiro. Infelizmente elas não agüentaram o fogo, algumas quebraram, trincaram, outras queimaram ( I Co. 3:13-15 ).

Ø Nono Estágio – As peças serão selecionadas e enviadas a cumprirem o seu destino, segundo determinou o oleiro quando ainda eram barro. ( Nm. 13:2 – Jz. 6:14 – Mt. 10:16 – Jo. 20:21 – Mc. 3:14 ).

Ø Décimo Estágio – O projeto para cada um.

· Tijolo - Será peça de sustentação, divisão de espaço, proteção contra tempestades. ( poderá também ser pedra de tropeço )
· Telha – Será uma peça de proteção contra sol , chuva e outras intempéries.
· Panela – Preparará alimento para sustentação da vida.
· Pote – Conservará a água fresca para saciar a sede.
· Jarro – Poderá ser utilizado para carregar água, ou será depósito de flores em uma bela sala.
· Vaso – Poderá ser colocado em diversos locais, com variadas utilidades honrosas.

Conclusão.

O Senhor mata e preserva a vida; Ele faz descer à sepultura e dela resgata.
O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; Ele humilha e exalta.
Levanta do pó o necessitado e do monte de cinza ergue o pobre, Ele o faz sentar-se com príncipes e lhes dar lugar de honra. ( I Sm. 2:6-8 ).

Deus é soberano, Ele é quem determina.
Você foi chamado para ser vaso, aja como tal;
Você é telha, aja como tal;
Se você é panela, pote, jarro ou vaso proceda como tal.
Uma conclusão é exata: Se você realmente é escolhido, uma dessas peças é você.
Se comporte como tal.
Seja exemplo como naquilo para o qual você foi chamado. ( II Co. 4:7-9 ).

Não podemos esquecer, ou passamos pelo fogo agora para ter as impurezas consumidas, ou teremos que viver eternamente no fogo eterno.
Deus seja Louvado!!








SOLIDÃO!

Gn. 2:18

Introdução

Solidão é uma doença mortal na sociedade moderna. A solidão pode ser vista nos olhos lacrimejados dos velhinhos; pode ser vista nos olhos inocentes dos jovens e adolescentes; na fisionomia agitada dos nossos executivos; a solidão está presente na vida dos nossos aposentados; viúvas, viúvos, órfãos, são sempre castigados por essa dor implacável.
A solidão pode ser vista na vida daquele que passa em seu “joguim”; na atitude do jovem que joga basquetebol sozinho; a solidão marca o olhar do funcionário que sempre chega do trabalho bem mais tarde; a solidão está marcando profundamente a alma das crianças de pais separados e daqueles que nunca têm tempo para seus filhos.
A solidão esmaga os corações daqueles que revolvem sobre suas escaras nos leitos de asilos e hospitais, onde morrem sozinhos.
É como disse o Dr. John Milner, da Faculdade de Serviços Sociais da UCLA, “Solidão é, provavelmente, a mais insidiosa condição das pessoas na sociedade moderna”. A solidão toca a cada um de nós.
Em todos os cantos; da igreja ao asilo; dos tribunais às cadeias; das faculdades de medicina às mais pobres enfermarias; dos palácios aos casebres; das catedrais aos prostíbulos; do Vaticano a Goianapolis. Por toda parte ouvimos o clamor: “Ninguém há que por mim se interesse!”

Dr. Myron J. Taylor, conta que um homem de 77 anos saiu de manhã para comprar o jornal de domingo. No meio do caminho mudou de idéia. Foi até um container de lixo, revolveu-o até encontrar um galão de plástico. Foi até o posto mais próximo, comprou sessenta centavos de gasolina e, nas proximidades de uma avenida das mais movimentadas de Los Angeles, tocou fogo no corpo acabando com sua vida. Ninguém ficou sabendo porque teria feito aquilo. Sabe porque ninguém ficou sabendo? Porque ele não tinha ninguém com quem pudesse compartilhar sua solidão. Nos jornais e na tv. podemos ouvir o lamento, “Tira minha alma do cárcere!” ( ... Clama a mim e responder-te-ei... )

Pesquisas fidedignas revelam um estonteante fato, muitos homens casados freqüentam prostíbulos, não para dar vazão à lascívia, mas para conversar com as mulheres e buscar alivio da sua solidão. Um número sem fim de pessoas há que passam noites e noites na pornografia eletrônica para tentar fugir da solidão. Muitas pessoas há que abortam seus sonhos de um grande futuro, por não terem com quem compartilhar suas aspirações.

QUE MAL É ESSE, TÃO DEVASTADOR? SOLIDÃO.

Solidão é mais que estar só. Há uma distinção entre solitude e solidão. Solitude é uma condição física de estar distante das pessoas; solidão é um estado da alma que faz a pessoa sentir-se sozinha, afastada do convívio socio-emocional, mesmo estando inserida no seu mundo existencial. Mesmo no meio da multidão.

Uma pessoa, apenas em solitude, pode estar distante das pessoas e ainda sentir-se valiosa, ser feliz consigo mesma, esbanjar exuberância e ter um cântico na sua alma.

Uma pessoa solitária, mesmo no meu de seu “oikós”, ou no burburinho de uma cidade como São Paulo, ou ainda dentro de seleto auditório, pode sentir-se miserável, desprezível e ameaçada.
Isso é como define o salmista, “Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse”.

A solidão ameaça, a solidão incomoda, a solidão dói, a solidão mata! Solidão não; solitude às vezes, sim. Solidão é o isolamento da alma; solitude é apenas uma simples separação no espaço. Estar sozinho pode ser bom; ser solitário é um desastre. A solidão é a alma abandonada por si mesma; na solitude podemos ter os melhores encontros. A solidão é um espaço desocupado, na alma, cujo perímetro forma a imagem de Deus; mesmo na solitude, a pessoa tem tal espaço preenchido.

A HUMANIDADE CONHECEU A SOLIDÃO EM UM JARDIM

Depois da desobediência dos nossos primeiros pais, no Édem, o ser humano passou a viver uma vida solitária e vazia. Um vácuo na “forma de Deus” estava na sua alma. Deus já havia dito que isso não era bom. “Não é bom que o homem esteja só...” (Gn. 2:18). Entretanto, o ser humano buscou o caminho da solidão, pois, “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava NU, TIVE MEDO, E ME ESCONDI”. Estava instalada a solidão no universo. Solidão traduzida em nudez, medo e defesa. Nudez sócio-emocional; medo de se comprometer em algum tipo de relacionamento; defesa da sua auto-estima ferida. Sobre esse estado de alma escreveu St. Agustinho, “Nossos corações estão sem sossego até que eles descansem em Ti”. Muitas vezes nos propomos a buscar Deus e a comunhão uns com os outros, mas às vezes falhamos, quando fugimos de Deus e das pessoas e nos escondemos em nossas culpas – culpas reais ou imaginárias – assim, mergulhamos na solidão.

Florence Nightingale, a mais famosa enfermeira do mundo, viveu uma vida muito ocupada, constantemente cercada por pessoas. Contudo, acerca dela escreveu Sir Edward Cook:

Ela era muito solitária. Ela sentia que tudo que falava ou fazia, era um fiasco total para sua irmã, era um desapontamento para sua mãe e uma preocupação para seu pai”.
Enquanto estendia seus braços e com suas mãos santas oferecia cuidados e conforto aos seus pacientes, sua alma clamava “ninguém há que por mim se interesse.”

Vivemos uma época de solidão. Temos cortado a nós mesmos das nossas raízes familiares; temos abandonado os costumes de família; temos nos escondido no meio da selva urbana, ambiente propício para expressarmos nossa independência, nossa falsa auto-suficiência; onde nos apresentamos com uma face que na verdade não é a nossa. As pessoas não sabem o que elas são; elas não sabem porque estão neste mundo. A vida passa, do inicio ao fim, em completa solidão. Não vale a pena pagar o preço da independência, da rebelião, da teimosia em buscar o próprio e exclusivo caminho e de colocar em volta de si uma auréola de defesa.

COMO AS PESSOAS PROCURAM LIDAR COM A SOLIDÃO?

Fantasia. A grande maioria das pessoas procura alivio da solidão envolvendo-se com o mundo da fantasia. Muitos se identificam com os astros da tv.; (novela, filmes)outros, com fenômenos do esporte; outros com musica popular. A sociedade de hoje não sabe a diferença entre fantasia e realidade. A vida dos brasileiros só parece feliz no período entre o natal e carnaval.

Infantilidade. Outro meio falso que as pessoas usam para alívio da solidão é negando sua condição de pessoa adulta. Ao sentir-se rejeitada, a pessoa tende a voltar à sua infância e vai em busca “dos braços seguros e acalentadores da mamãe” para se sentir seguro e mais adequado.

Materialismo. Poder, fama e prosperidade são artifícios que o mundo (e até igrejas) busca para forçar os outros a um reconhecimento e aceitação. A doutrina do sucesso diz que se você for suficientemente famoso, poderoso, rico, bonito, então você fará com que os outros notem você e se importem com você.
Todos temos que saber que estas coisas não podem comprar companhia e companheirismo. O dinheiro não é capaz de satisfazer a alma aprisionada do ser humano.

Perguntaram a Rockfeller, o homem mais rico do mundo, na época, “Quanto de dinheiro é suficiente para satisfazer o homem?” “Só um pouquinho mais do que ele já tem”, respondeu Rockfeller.
O ser humano de fato, parece ser insaciável; quanto mais tem, mais quer possuir, e, isto só contribui para aumentar sua solidão.

Perguntaram também a um dos homens mais rico da atualidade, Julio Iglezias, se ele era feliz, e foi grande a expectativa até a sua resposta, e o repórter insistiu, e qual não foi a supresa quando ele disse NÃO.

Em seu livro, Roger e David Campbell colocam alguns pensamentos muito interessantes:

Aqueles que vivem em função das riquezas gastam metade da vida ajuntando tudo o que podem, dos outros; a outra metade da vida eles gastam vigiando para que os outros não lhes tomem de volta o que ajuntam; e assim eles não são felizes nem na primeira nem na segunda metade da vida. E acrescentam:

O dinheiro pode ser a palha do trigo, nunca o grão.
O dinheiro pode lhe trazer comida, nunca o apetite.
O dinheiro pode lhe comprar remédio, nunca saúde.

O dinheiro pode lhe dar fama, nunca amigos.
O dinheiro pode lhe dar servos, nunca lealdade.
O dinheiro pode lhe dar momentos de prazer, nunca a paz e a alegria eterna.

COMO VENCER A SOLIDÃO?

Precisamos do Parácleto Divino – Cada um de nós necessita de companheirismo, especialmente em momentos difíceis. Precisamos da companhia divina, mas também precisamos da presença de um amigo.

O Espírito Santo é o amigo invisível que nos assiste em todo o tempo. Ele pode nos assistir de diversas maneiras, como por exemplo:

Ele sonda o nosso coração;
Ele nos assiste em nossas fraquezas;
Ele motiva a nossa vontade;
Ele percebe nossos sentimentos;
Ele nos ensina;
Ele nos revela e ilumina o caminho;
Ele clama a Deus por nós;
Ele defende a nossa causa;
Ele sussurra ao nosso ouvido;
E muito mais.

Assim, uma das mais preciosas ministrações do Espírito Santo como pessoa é a sua atuação como Consolador.

Consolador é o título que o Espírito Santo recebe do próprio Senhor Jesus, no Evangelho de João capítulos 14 a 17. O contexto em que Jesus introduziu o conceito de Consolador, referindo-se ao Espírito Santo torna ainda mais profundo o seu significado.

Os discípulos estavam muito tristes e abatidos por Jesus ter anunciado sua despedida; eles estavam tomados do sentimento de abandono; o Senhor logo retornaria à glória de onde tinha vindo. “Quem nos assistirá e nos dará direção? Como podemos realizar nosso trabalho, sem Ele? Qual será nosso destino, agora? Como enfrentar os inimigos, longe dele?

Ao ver o estado de tristeza dos seus discípulos, Jesus lhes dirigiu estas palavras:

“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo. 14:16).

A palavra empregada por Jesus para definir Consolador, é Parácleto, no grego, e, significa “uma pessoa que fica ao lado de outra, com o propósito de ajudá-la em qualquer eventualidade, especialmente em processos judiciais. Era costume nos antigos tribunais, as partes comparecerem ante o juiz assistidas por um dos seus mais íntimos amigos, que na cultura grega era chamado de “parácleto” e em latim, “Advocatus”.
Esse parácleto ou advogado assistia seus amigos, não por alguma recompensa, mas por amor e consideração. A missão do Parácleto era a de oferecer ao amigo seus conselhos, conforto, segurança e defesa, por meio de sua intercessão. Orientava seus constituintes sobre o que deveriam dizer e o que não dizer e como deveriam agir em juízo; falar por eles, representá-los; e muitas vezes fazia da causa do seu constituinte a sua própria causa.

A tradição sugere que aquele “parácleto”, ou “advocatus”, acompanhava seu assistido, andando ao seu lado direito.

Essa foi também a relação entre Jesus e seus discípulos durante três anos e meio. Foi por causa disso que os discípulos ficaram tão tristes. Jesus, então, os consolou com a promessa do Parácleto divino, o Espírito Santo, Consolador, que os assistira quando o Senhor partisse. O Espírito Santo lhes seria o amigo invisível, exatamente como o amigo visível, Jesus. E Aqui não está sendo citado a presença dos anjos, que são espíritos ministradores a nosso serviço (Hb.1:14 )

Precisamos de Um Parácleto Humano – No Salmo 142:4, lemos:

“Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse”.

Com estas palavras o salmista está dizendo que se encontra sozinho e desassistido. Esta é a situação de muitos, por toda parte. Até entre nós existem aqueles que trilham seu caminho desacompanhados. Estão esquecidos da Palavra que diz: “Melhor é serem dois do que um... Porque se caírem, um levanta o companheiro...” (Ec. 4:9,10).

“Ninguém é tão auto-suficiente e independente, que não possa ser assistido; ninguém é tão solitário, que não possa consolar alguém”.

Todos nós precisamos de um parácleto amigo. Deus planejou que sua igreja vivesse e se consolasse através de relacionamentos.
Ninguém pode sobreviver sozinho, isolado. Cada um de nós precisa de pelo menos três pessoas próximas de nós.
Precisamos de “um Paulo”, a quem nos submetemos, em quem confiamos, a quem podemos abrir nosso coração em total confiança. Precisamos de “um Barnabé”, ou seja, um amigo, lado a lado conosco, com quem também podemos compartilhar nossas dores e segredos do coração.
Precisamos também de “um Timóteo”, aquela pessoa que Deus colocou sob nossos cuidados e a quem nos compete assistir e consolar.
Esse Timóteo é aquela pessoa que confia em nós e pode abrir sua vida intima e os segredos do seu coração conosco.

Deus planejou que fôssemos como o “pão de cachorro-quente”, unidos; e não, como o biscoito de água e sal, separados e independentes.

Neste ponto podemos ouvir uma voz dentro de nós, “Quem está à minha direita? Quem, à minha esquerda? Quem está acima de mim? E, quem é aquele a quem devo assistir?

Salmos 142:7, diz: “Tira minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem”.

Conclusão

“Os justos me rodearão”. Hoje mesmo, podemos vencer a solidão. Deus planejou que, através de relacionamentos, estivéssemos cercados de amigos; pessoas confiáveis, os justos. Deus planejou que nós deveríamos arriscar nessa aventura de construir relacionamentos uns com os outros, e assim pudéssemos vencer a solidão.
Deus seja Louvado!!